Cidades

Itaboraí faz dia D para vacinação contra a gripe neste sábado

Imagem ilustrativa da imagem Itaboraí faz dia D para vacinação contra a gripe neste sábado
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza), neste  sábado (17), em 34 postos de Saúde espalhados pelo município, que funcionarão das 8h às 12h. A imunização contra a doença está disponível para a população geral acima de seis meses, desde a última segunda-feira (12).

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação. Vale destacar que o intervalo entre a aplicação das vacinas da Covid-19 e Influenza deve ser de pelo menos 15 dias. Desta forma, quem tomar a vacina contra o coronavírus deve esperar 15 dias para receber a dose contra gripe e vice-versa.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, ressalta que o Dia D é uma estratégia fundamental para ampliar a vacinação e atingir o maior número de itaboraienses. O chefe da pasta destaca ainda a importância da imunização contra a gripe.

"Ainda vivemos a pandemia do coronavírus, mas não podemos nos descuidar com as demais doenças virais. A gripe acomete uma gama de pessoas ao longos dos anos e, por isso, é necessária a vacinação em massa contra a doença", enfatizou o secretário.  

Influenza

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) teve início no dia 19 de hoje abril em Itaboraí e ocorreu em três etapas. A primeira fase contemplou crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. Na segunda fase, foram idosos com 60 anos ou mais e professores.


Já na terceira e última fase, a vacinação foi estendida a um grupo maior de prioridades (pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas).

< São Gonçalo registra aumento expressivo de novas empresas Saiba as mudanças no ensino médio a partir de 2022 <